segunda-feira, 18 de setembro de 2017

Lomba participa na festa de São Gens

Foi no passado dia 10 de Setembro que a paróquia de Arganil celebrou festa do seu padroeiro, São Gens, uma festa que tem sido iniciativa do Padre Manuel Martins desde que assumiu a paróquia, com o objectivo de, no fim das festas de todos os lugares anexos e prestes a iniciar um novo ano pastoral, celebrar o Dia da Paróquia.
Este ano, o Sr. Reitor e o Vigário Paroquial, Padre Daniel Rodrigues, procuraram fomentar a participação de todos os lugares da paróquia nesta festa com uma iniciativa talvez inédita entre nós: convidando as pessoas dos lugares a trazer para a vila as imagens dos padroeiros das suas terras. Também a Lomba participou nesta festa, com a imagem da sua Padroeira, Nossa Senhora da Saúde, que foi da Lomba até Arganil no seu andor devidamente enfeitado sobre a carrinha do Ti'Arménio Fernandes. O Ti'Arménio não só colocou a carrinha de imediato à disposição para o efeito, como também logo quis que o veículo fosse igualmente enfeitado, já que havia rumores de que o lugar das Torrozelas iria fazer a mesma coisa! O resultado final pode ser apreciado nas fotos de Lurdes Travassos que aqui apresentamos.
E foi assim que toda a paróquia amplamente representada saiu em procissão da igreja matriz com os andores das imagens de São Gens (recentemente restaurada) e dos padroeiros de todas as capelas em direcção à Fonte de Amandos, onde foi celebrada Missa campal. Seguiu-se o almoço nas instalações do Centro paroquial, que ficaram repletas em todo o rés-do-chão, claustro incluído. Calcula-se que tenham participado cerca de 500 pessoas, número nunca visto naquela festa, o que revela bem o sucesso desta ideia dos nossos pastores.
 

Sem comentários: